SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44John Dewey: interest and effort under debateProblematization as a teacher training tool on active methodologies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. O trabalho pedagógico na perspectiva de pedagogas/os que atuam na educação não escolar. Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e48662.  Epub Jan 02, 2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.48662.

O artigo apresenta dados de uma pesquisa interessada em compreender as características e processos do trabalho pedagógico desenvolvido por pedagogas/os em espaços de educação não escolar (ENE). Para tanto, recorre à literatura especializada em Pedagogia, Educação Não Escolar, Pedagogia Social e Formação de Educadores(as) para analisar trajetórias formativas e ação profissional de 38 pedagogas/os de diferentes regiões brasileiras cujo trabalho se insere em três principais âmbitos: ação socioinstitucional, educação laboral/organizacional e educação especializada em contextos de saúde. Os dados relativos a esse grupo de participantes da pesquisa derivam de um questionário virtual aplicado mediante mapeamento de redes de contato via internet. Os dados são apresentados e discutidos por meio da compilação estatística e da interpretação à luz do quadro teórico que configurou a análise. As considerações apontam que a ENE, como campo de trabalho pedagógico, se dinamiza mediante processos de inventividade das/os profissionais que articulam diferentes saberes, alguns presentes na formação inicial e outros ausentes, com base em um processo contínuo de diálogo com as especificidades de cada âmbito de atuação. É sob essa perspectiva que os dados sobre a prática das/os pedagogas/os na ENE, à luz de referenciais críticos, permite pensar um currículo de Pedagogia que proporcione momentos de práxis significativa aos estudantes em face das características da ação pedagógica naqueles espaços.

Keywords : pedagogia; trabalho pedagógico; educação não escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )