SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44John Dewey: interés y esfuerzo en debateProblematización como herramienta para la formación del profesorado sobre metodologías activas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. O trabalho pedagógico na perspectiva de pedagogas/os que atuam na educação não escolar. Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e48662.  Epub 02-Ene-2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.48662.

O artigo apresenta dados de uma pesquisa interessada em compreender as características e processos do trabalho pedagógico desenvolvido por pedagogas/os em espaços de educação não escolar (ENE). Para tanto, recorre à literatura especializada em Pedagogia, Educação Não Escolar, Pedagogia Social e Formação de Educadores(as) para analisar trajetórias formativas e ação profissional de 38 pedagogas/os de diferentes regiões brasileiras cujo trabalho se insere em três principais âmbitos: ação socioinstitucional, educação laboral/organizacional e educação especializada em contextos de saúde. Os dados relativos a esse grupo de participantes da pesquisa derivam de um questionário virtual aplicado mediante mapeamento de redes de contato via internet. Os dados são apresentados e discutidos por meio da compilação estatística e da interpretação à luz do quadro teórico que configurou a análise. As considerações apontam que a ENE, como campo de trabalho pedagógico, se dinamiza mediante processos de inventividade das/os profissionais que articulam diferentes saberes, alguns presentes na formação inicial e outros ausentes, com base em um processo contínuo de diálogo com as especificidades de cada âmbito de atuação. É sob essa perspectiva que os dados sobre a prática das/os pedagogas/os na ENE, à luz de referenciais críticos, permite pensar um currículo de Pedagogia que proporcione momentos de práxis significativa aos estudantes em face das características da ação pedagógica naqueles espaços.

Palabras clave : pedagogia; trabalho pedagógico; educação não escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )