SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Pedagogical work from the perspective of pedagogues those working in non-school educationEducation and ‘cyberculture’: how are the future teachers preparing themselves to lead educational processes aimed to students with partial continuously attention? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

SOARES, Renata Godinho; CORREA, Sara Lima Pereira; FOLMER, Vanderlei  and  COPETTI, Jaqueline. A problematização como ferramenta de formação de professores sobre metodologias ativas. Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e52168.  Epub Jan 02, 2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.52168.

O presente estudo teve como objetivo identificar a compreensão de professores sobre metodologias ativas antes e após um curso de formação, bem como sua avaliação e possível utilização no contexto escolar. Foram sujeitos do estudo, 21 professores dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública municipal. Para tanto, foi proposto um curso de formação para dialogar sobre o uso de metodologias ativas no contexto escolar. No primeiro e último encontro do curso foi aplicado um questionário para verificar a compreensão dos professores sobre metodologias ativas, a utilização destas no contexto escolar e a avaliação dos professores sobre o curso. Este foi organizado de acordo com a disponibilidade de horário da escola, e realizado ao longo de cinco encontros, um a cada semana consecutiva, e sua organização se deu com base na metodologia da problematização com o arco de Maguerez. Ao final do curso, notou-se uma visão mais ampla por parte dos professores sobre a compreensão da temática, onde os mesmos relatam que as metodologias ativas estão mais relacionadas a solução de problemas do cotidiano do educando, focando mais no processo de ensino e aprendizagem do que na utilização de estratégias de ensino, como visto anteriormente. Quanto a avaliação do curso, os professores acreditam que este foi positivo e dinâmico, e reivindicaram que os próximos pudessem desprender de maior carga horária para aprofundar as discussões. Nesse sentido, ressalta-se a importância da realização de ações que ofereçam aos professores a ampliação de saberes, bem como novos aprendizados relativos à prática docente.

Keywords : formação de professores; ensino fundamental; metodologias ativas; arco de Maguerez.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )