SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Problematization as a teacher training tool on active methodologiesEssay on pedagogical intentionality and tradition: tensioning as an educative principle author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

SANTOS, Claudecir Dos. Educação e ‘cibercultura’: como os futuros professores estão se preparando para conduzirem processos educativos voltados a estudantes com atenção continuamente parcial?. Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e52673.  Epub Jan 02, 2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.52673.

Este artigo tem como objetivo mostrar que dentro da matriz curricular dos cursos de licenciatura, o estágio curricular supervisionado se apresenta como uma condição profícua para enfrentar os dilemas contemporâneos do campo educacional que se manifestam com o aporte da ‘cibercultura’. Fundamentado em documentos oficiais sobre estágio curricular; em estudos sobre formação de professores; e, no conceito de ‘literacia informacional’, o artigo debate sobre a seguinte questão: como os futuros professores estão se preparando para conduzirem processos educativos voltados a estudantes com atenção continuamente parcial? Em suas conclusões, o artigo destaca a importância do estágio curricular frente às demandas de uma sociedade amplamente conectada, especialmente, no que diz respeito às reações dos estudantes da educação básica aos estímulos que recebem do mundo ao seu redor e do mundo informacional.

Keywords : sociedade em rede; estágio curricular; ‘litaracia informacional’.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )