SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44A problematização como ferramenta de formação de professores sobre metodologias ativasEnsaio sobre intencionalidade pedagógica e tradição: um tensionamento como princípio educativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SANTOS, Claudecir Dos. Educação e ‘cibercultura’: como os futuros professores estão se preparando para conduzirem processos educativos voltados a estudantes com atenção continuamente parcial?. Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e52673.  Epub 02-Jan-2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.52673.

Este artigo tem como objetivo mostrar que dentro da matriz curricular dos cursos de licenciatura, o estágio curricular supervisionado se apresenta como uma condição profícua para enfrentar os dilemas contemporâneos do campo educacional que se manifestam com o aporte da ‘cibercultura’. Fundamentado em documentos oficiais sobre estágio curricular; em estudos sobre formação de professores; e, no conceito de ‘literacia informacional’, o artigo debate sobre a seguinte questão: como os futuros professores estão se preparando para conduzirem processos educativos voltados a estudantes com atenção continuamente parcial? Em suas conclusões, o artigo destaca a importância do estágio curricular frente às demandas de uma sociedade amplamente conectada, especialmente, no que diz respeito às reações dos estudantes da educação básica aos estímulos que recebem do mundo ao seu redor e do mundo informacional.

Palavras-chave : sociedade em rede; estágio curricular; ‘litaracia informacional’.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )