SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Education and ‘cyberculture’: how are the future teachers preparing themselves to lead educational processes aimed to students with partial continuously attention?Data visualisation in software supporting qualitative analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

PASTORIZA, Bruno dos Santos. Ensaio sobre intencionalidade pedagógica e tradição: um tensionamento como princípio educativo. Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e52706.  Epub Jan 02, 2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.52706.

Proposto como uma reflexão, desenvolvida a partir da análise de fontes teóricas e da experiência em formação de professores, neste texto tenho por objetivo evidenciar o tensionamento necessário entre as ideias de ‘intencionalidade pedagógica’ e de ‘tradição’ como elementos potentes à ação docente. Por meio de uma metodologia qualitativa, baseio o texto no processo de argumentação, pautado na exposição de fatos, explicitação de posicionamentos e articulação teórica para tecer suas propostas. Argumentando em favor de um trabalho em direção à ‘intencionalidade pedagógica’, apresento, como resultado principal, a proposição de colocar essa ‘intencionalidade pedagógica’ acima da ‘tradição’ por meio de seu constante tensionamento. Para isso, na construção da reflexão assinalo as diferenciações que assumo entre ‘intencionalidade pedagógica’ e ‘tradição’, trazendo elementos de outros autores e delimitando as especificidades apontadas no trabalho. Na sequência, no processo de reflexão encaminho que o tensionamento entre ‘intencionalidade pedagógica’ e ‘tradição’ seja tido como um princípio educativo, dadas as potencialidades que ele assinala na educação em geral e, em específico, no recorte apontado na Educação em Ciências. Ao final, proponho que o processo de tensionamento é mais produtivo do que a implicação dessas ideias em separado, assim como reitero a expectativa da reflexão de problematizar e contribuir com a produção de conhecimentos no campo educacional, especialmente na formação de professores.

Keywords : formação de professores; conteúdos da formação de professores; didática.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )