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Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

PASTORIZA, Bruno dos Santos. Ensaio sobre intencionalidade pedagógica e tradição: um tensionamento como princípio educativo. Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e52706.  Epub 02-Jan-2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.52706.

Proposto como uma reflexão, desenvolvida a partir da análise de fontes teóricas e da experiência em formação de professores, neste texto tenho por objetivo evidenciar o tensionamento necessário entre as ideias de ‘intencionalidade pedagógica’ e de ‘tradição’ como elementos potentes à ação docente. Por meio de uma metodologia qualitativa, baseio o texto no processo de argumentação, pautado na exposição de fatos, explicitação de posicionamentos e articulação teórica para tecer suas propostas. Argumentando em favor de um trabalho em direção à ‘intencionalidade pedagógica’, apresento, como resultado principal, a proposição de colocar essa ‘intencionalidade pedagógica’ acima da ‘tradição’ por meio de seu constante tensionamento. Para isso, na construção da reflexão assinalo as diferenciações que assumo entre ‘intencionalidade pedagógica’ e ‘tradição’, trazendo elementos de outros autores e delimitando as especificidades apontadas no trabalho. Na sequência, no processo de reflexão encaminho que o tensionamento entre ‘intencionalidade pedagógica’ e ‘tradição’ seja tido como um princípio educativo, dadas as potencialidades que ele assinala na educação em geral e, em específico, no recorte apontado na Educação em Ciências. Ao final, proponho que o processo de tensionamento é mais produtivo do que a implicação dessas ideias em separado, assim como reitero a expectativa da reflexão de problematizar e contribuir com a produção de conhecimentos no campo educacional, especialmente na formação de professores.

Palavras-chave : formação de professores; conteúdos da formação de professores; didática.

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