SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Essay on pedagogical intentionality and tradition: tensioning as an educative principleInverted classroom with problem-based learning and guidance through project, supported by knowledge management author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

ANDRADE, Luiz Rafael dos Santos; LINHARES, Ronaldo Nunes; COSTA, António Pedro  and  SOUZA, Fernanda Santiago do Carmo. Visualização de dados em softwares de apoio a análise qualitativa. Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e52857.  Epub Jan 02, 2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.52857.

Esse texto é resultado de uma pesquisa desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (Unit), em parceria com a Universidade de Aveiro, Portugal, no ano de 2019 e 2020. O objetivo buscou descrever como a Visualização de Dados (VD) é representada na análise de dados qualitativos com o apoio de Qualitative Data Analysis Software (QDAS). Para alcançar este objetivo chegamos, por meio de critérios de inclusão/exclusão a 7 (sete) softwares frequentemente utilizados na atualidade, buscando compreender quais são as representações de VD mais frequentes em QDAS, a sua estruturação e como podem contribuir para as fases de organização e análise, em um cenário que pode variar de pequenas a grandes quantidades de dados. Os resultados apontam que os QDAS são uma possibilidade de apoio ao pesquisador para visualizar os dados qualitativos analisados com transparência, por meio de representações de Visualização de Dados que se destacaram em table, charts, mapas, e representações com movimentos. Também foi observado durante as analyses, que cada software oferta representações de maneiras distintas, e que o tipo de interação do usuário/pesquisador com as representações geradas, vem sendo um fenômeno exclusivo das tecnologias digitais, que busca aprimorar visualmente a forma pela qual a produção científica pode melhor circular a produção de conhecimento.

Keywords : CAQDAS; representações gráficas; pesquisa qualitativa; tecnologia digital; produção científica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )