SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Data visualisation in software supporting qualitative analysisThe school goes to the museum(!)(?): a view of pedagogical coordinators and educational management in Uberaba, Minas Gerais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

FIORINI, Daniela Bissoli; ALMEIDA, Iara Carnevale de; LAZARETTI, Maria Gabriela Costa  and  FORNO, Leticia Fleig Dal. Sala de aula invertida com aprendizagem baseada em problemas e orientação por meio de projeto, apoiada pela gestão do conhecimento. Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e53601.  Epub Jan 02, 2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.53601.

A Educação Superior tem passado por um processo de ressignificação de seus processos pedagógicos, pois contemporaneamente a concepção tradicional de ensino não pode mais ser admitida, uma vez que considera que o aluno não faz parte da construção e do desenvolvimento do conhecimento, mas é apenas um espectador do professor. Assim, atualmente, as metodologias ativas têm destaque, pois procuram estimular uma aprendizagem prática profissional dos alunos. O presente artigo tem o objetivo de apresentar como as práticas e ferramentas da Gestão do Conhecimento (GC) podem ser integradas no planejamento de uma sequência de aulas que segue a proposta de Sala de Aula Invertida com Aprendizagem baseada em Problemas e Orientação por meio de Projeto. A metodologia adotada é de natureza aplicada com abordagem qualitativa, sendo realizados pesquisa bibliográfica exploratória e estudo de caso em uma disciplina do curso de Engenharia de Software na modalidade presencial. A coleta de dados foi desenvolvida por meio de estudo documental do registro das aulas do professor. A análise de conteúdo permitiu verificar quais são as facilidades e dificuldades em aplicar o planejamento de aulas proposto. Este artigo demonstra que a proposta de sala de aula invertida aplicando PBL e OMP com práticas e ferramentas de GC pode ser uma proposta pedagógica que permite que ocorra ciclo da GC entre alunos e professores, tanto no modo presencial quanto no virtual.

Keywords : planejamento de aulas com metodologias ativas; estudo de caso; práticas e ferramentas da GC; sala de aula invertida.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )