SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Visualização de dados em softwares de apoio a análise qualitativaA escola vai ao museu(!)(?): um olhar de coordenadores pedagógicos e da gestão educacional de Uberaba, Minas Gerais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

FIORINI, Daniela Bissoli; ALMEIDA, Iara Carnevale de; LAZARETTI, Maria Gabriela Costa  e  FORNO, Leticia Fleig Dal. Sala de aula invertida com aprendizagem baseada em problemas e orientação por meio de projeto, apoiada pela gestão do conhecimento. Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e53601.  Epub 02-Jan-2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.53601.

A Educação Superior tem passado por um processo de ressignificação de seus processos pedagógicos, pois contemporaneamente a concepção tradicional de ensino não pode mais ser admitida, uma vez que considera que o aluno não faz parte da construção e do desenvolvimento do conhecimento, mas é apenas um espectador do professor. Assim, atualmente, as metodologias ativas têm destaque, pois procuram estimular uma aprendizagem prática profissional dos alunos. O presente artigo tem o objetivo de apresentar como as práticas e ferramentas da Gestão do Conhecimento (GC) podem ser integradas no planejamento de uma sequência de aulas que segue a proposta de Sala de Aula Invertida com Aprendizagem baseada em Problemas e Orientação por meio de Projeto. A metodologia adotada é de natureza aplicada com abordagem qualitativa, sendo realizados pesquisa bibliográfica exploratória e estudo de caso em uma disciplina do curso de Engenharia de Software na modalidade presencial. A coleta de dados foi desenvolvida por meio de estudo documental do registro das aulas do professor. A análise de conteúdo permitiu verificar quais são as facilidades e dificuldades em aplicar o planejamento de aulas proposto. Este artigo demonstra que a proposta de sala de aula invertida aplicando PBL e OMP com práticas e ferramentas de GC pode ser uma proposta pedagógica que permite que ocorra ciclo da GC entre alunos e professores, tanto no modo presencial quanto no virtual.

Palavras-chave : planejamento de aulas com metodologias ativas; estudo de caso; práticas e ferramentas da GC; sala de aula invertida.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )