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Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

PIRES, Bruno Inácio da Silva  and  COLOMBO JUNIOR, Pedro Donizete. A escola vai ao museu(!)(?): um olhar de coordenadores pedagógicos e da gestão educacional de Uberaba, Minas Gerais. Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e53678.  Epub Jan 02, 2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.53678.

A educação escolar, comumente chamada de Educação Formal (EF), invariavelmente, carece de apoio para que se alinhe aos desafios do mundo contemporâneo, globalizado, interativo e tecnológico. A Educação Não Formal (ENF), representada em uma de suas vertentes pelos museus, apresenta-se como uma forte aliada em termos de desenvolvimento de habilidades que de fato culminem em uma perspectiva educacional humanizada e interacionista, parceira da EF. Esta pesquisa investigou a percepção de coordenadores pedagógicos e da gestora do Departamento de Educação Fundamental (DEF) da cidade de Uberaba, Minas Gerais, sobre a aproximação entre a EF e a ENF, em particular na relação escola-museu. Adotamos como aporte teórico-metodológico de pesquisa a Análise de Conteúdo, segundo Laurence Bardin. Utilizamos contribuições teóricas da pesquisa exploratória com a realização de entrevista semiestruturada com a gestora do DEF e aplicação de questionários estruturados com os coordenadores pedagógicos desse segmento. Os resultados demonstram que há um longo caminho a ser percorrido no sentido de alinhar as ações desenvolvidas pelas escolas em aproximação didático-pedagógica com os museus da cidade. Outra constatação evidenciou o desconhecimento por parte dos coordenadores pedagógicos sobre os museus locais, apesar de compreenderem a importância de uma aproximação com a escola. Espera-se que as reflexões trazidas por esta pesquisa possam contribuir para a concretização de um diálogo mais profícuo entre escolas e museus, em especial no âmbito do Ensino Fundamental II.

Keywords : educação formal; educação não formal; ensino fundamental II.

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