SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Aula invertida con orientación y aprendizaje basado en problemas a través del proyecto, con el apoyo de la gestión del conocimientoSprint, Brainstorming et Design Thinking revisités comme stratégies méthodologiques pour déclencher des projets créatifs et collaboratifs en classe índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

PIRES, Bruno Inácio da Silva  y  COLOMBO JUNIOR, Pedro Donizete. A escola vai ao museu(!)(?): um olhar de coordenadores pedagógicos e da gestão educacional de Uberaba, Minas Gerais. Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e53678.  Epub 02-Ene-2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.53678.

A educação escolar, comumente chamada de Educação Formal (EF), invariavelmente, carece de apoio para que se alinhe aos desafios do mundo contemporâneo, globalizado, interativo e tecnológico. A Educação Não Formal (ENF), representada em uma de suas vertentes pelos museus, apresenta-se como uma forte aliada em termos de desenvolvimento de habilidades que de fato culminem em uma perspectiva educacional humanizada e interacionista, parceira da EF. Esta pesquisa investigou a percepção de coordenadores pedagógicos e da gestora do Departamento de Educação Fundamental (DEF) da cidade de Uberaba, Minas Gerais, sobre a aproximação entre a EF e a ENF, em particular na relação escola-museu. Adotamos como aporte teórico-metodológico de pesquisa a Análise de Conteúdo, segundo Laurence Bardin. Utilizamos contribuições teóricas da pesquisa exploratória com a realização de entrevista semiestruturada com a gestora do DEF e aplicação de questionários estruturados com os coordenadores pedagógicos desse segmento. Os resultados demonstram que há um longo caminho a ser percorrido no sentido de alinhar as ações desenvolvidas pelas escolas em aproximação didático-pedagógica com os museus da cidade. Outra constatação evidenciou o desconhecimento por parte dos coordenadores pedagógicos sobre os museus locais, apesar de compreenderem a importância de uma aproximação com a escola. Espera-se que as reflexões trazidas por esta pesquisa possam contribuir para a concretização de um diálogo mais profícuo entre escolas e museus, em especial no âmbito do Ensino Fundamental II.

Palabras clave : educação formal; educação não formal; ensino fundamental II.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )