SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Sprint, Brainstorming, and Design Thinking revisited as methodological strategies to trigger creative and collaborative projects in the classroomThe use of concept as meaningful learning strategy in teaching chemistry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

SANTOS, Rodrigo Otávio dos. Algoritmos, engajamento, redes sociais e educação. Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e52736.  Epub May 01, 2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.52736.

Esse artigo pretende discutir questões acerca da Educação permeada pelas novas redes sociais que estão permanentemente em contato com os estudantes. Portanto, nosso objetivo principal é analisar de que forma os algoritmos, o engajamento e as redes sociais afetam os indivíduos e, mais especificamente, os estudantes. Para tanto, primeiro verificamos as características dos algoritmos, discutindo o que são, qual sua influência no cotidiano, o problema do julgamento arbitrário e de seu formato de caixa preta indecifrável. Adiante, analisamos as redes sociais e o processo de engajamento. Discutimos o que são essas redes, sua influência no mundo contemporâneo, a falta de filtro em postagens e a característica de tela opaca. Também analisamos a questão capitalista de que apenas uma rede de cada tipo pode sobreviver no mercado, além das consequências de um engajamento forçado, os efeitos das interações e as relações com notícias falsas ou teorias da conspiração, bem como a hierarquia entre homem e máquina nessa configuração. Por último, refletimos sobre o processo educacional no qual apresentamos questões como a concentração dos discentes, a dificuldade de triagem da informação correta e a função curadora do professor. Nossa base metodológica consiste em pesquisa bibliográfica e exploratória, com a finalidade de ampliar a discussão. Nosso principal resultado é justamente o debate em torno do tema, buscando apresentar elementos para uma melhor compreensão do fenômeno, tentando com isso fomentar novas possibilidades de entendimento desses elementos e uma melhor relação ensino-aprendizagem no mundo conectado por redes sociais e seus algoritmos. A principal conclusão que podemos tirar é que as redes sociais imbricadas na sociedade influenciam por demais a educação e as formas como jovens aprendem, modificando alguns elementos no cerne da educação, e que são muitos os desafios postos e vindouros, e que cabe aos profissionais da educação conhecer a máquina para não ser sobre pujado por ela.

Keywords : ensino; tecnologia; algoritmo; professor; internet; comunidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )