SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Algorithms, engagement, social networks and educationNarrative: knowledge and affectivity in a youth and adult education class author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

MOSSI, Caroline Silverio  and  VINHOLI JUNIOR, Airton José. O uso de mapas conceituais como estratégia de aprendizagem significativa no ensino de Química. Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e53210.  Epub May 01, 2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.53210.

A pesquisa foi desenvolvida com base na utilização de Mapas Conceituais, como possível estratégia de aprendizagem significativa, cujo objetivo foi a implementação de uma intervenção didática voltada ao ensino, aprendizagem e avaliação para o conteúdo de pilhas e baterias, estudado em eletroquímica. Esse estudo envolveu 26 estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola pública no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma investigação fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, apresentando cunho qualitativo e do tipo intervenção, ao qual foram aplicadas ferramentas didáticas como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), as atividades experimentais e o mapeamento conceitual. Os critérios de análise dos mapas conceituais corresponderam às seguintes categorias: quantidade e qualidade de conceitos básicos, conceitos novos e proposições, sentido lógico das palavras de ligação, exemplos sobre o assunto estudado, clareza do mapa, hierarquização e os princípios de diferenciação progressiva e reconciliação integrativa de Ausubel. Os resultados demonstraram que os estudantes buscaram explicitar nos mapas conceituais os conceitos básicos envolvidos nos processos de oxirredução e na constituição e funcionamento de uma pilha, de tal modo evidenciando uma boa evolução cognitiva desses conceitos. Em contrapartida, os estudantes tiveram dificuldades na hierarquização de alguns mapas conceituais e no princípio da reconciliação integrativa dos conceitos.

Keywords : mapeamento conceitual; aprendizagem significativa; ensino de eletroquímica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )