SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Narrativa: conocimiento y afectividad en la clase de educación para jóvenes y adultos escolaresComunidad de prácticas de asistencia docente: análisis del compromiso mutuo, objetivo común y repertorio compartido índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

VOLSI, Maria Eunice França; ARRAIS, Luciana Figueiredo Lacanallo  y  MOREIRA, Jani Alves da Silva. Educação infantil no Brasil: a luta pela universalização, direito à educação de qualidade e formação de professores. Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e53590.  Epub 01-Mayo-2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.53590.

O objetivo do texto é analisar as políticas para a educação infantil no Brasil, com enfoque às categorias universalização, ao direito, à qualidade e à formação de professores. O recorte temporal se assenta a partir de 2006, período em que se encerrou a denominada ‘década de educação’ estabelecida na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.494 (1996). A metodologia adotada concerne a uma análise documental crítica e contextualizada, com base nas principais mudanças legislativas e documentos oficiais produzidos para a educação infantil, a fim de cotejar os avanços e retrocessos manifestos nessa etapa educativa. Os resultados evidenciaram que permanece a necessidade de uma educação que priorize o desenvolvimento integral na primeira infância, conforme recomendação da Agenda Educacional E2030 (Unesco, 2016), para que todas as crianças tenham direito à aprendizagem e à formação pautada em um desenvolvimento infantil pleno.

Palabras clave : políticas educacionais; categorias políticas; agenda educacional e2030; prática pedagógica; trabalho educativo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )