SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Early childhood education in Brasil: fighting for universalization, quality education, and teachers’ trainingA-do-le-ta: movement and development from 0 to 3 years old author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

ZAMPROGNA, Katheri Maris; BACKES, Vânia Marli Schubert; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo  and  SOUZA, Sabrina da Silva de. Comunidade de prática docente-assistencial: análise do compromisso mútuo, objetivo comum e repertório compartilhado. Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e53705.  Epub May 01, 2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.53705.

A presente escrita tem o objetivo de analisar o processo de construção do compromisso mútuo, objetivo comum e repertório compartilhado de comunidade de prática docente-assistencial na Atenção Primária em Saúde. Utilizando uma metodologia de Pesquisa ação com participação de enfermeiros supervisores de discentes e enfermeiros docentes que atuavam na Atenção Primária em Saúde em um município do Sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu em cinco grupos focais. Os dados foram analisados segundo a análise de conteúdo de Bardin (2011), utilizando-se o software de análise de dados AtlasTi8. A partir do método utilizado, foi possível obter resultados que estão apresentados em três categorias: Estabelecendo o compromisso mútuo para comunidade de prática docente assistencial na Atenção Primária em Saúde; Realizando o empreendimento conjunto para comunidade de prática docente assistencial na Atenção Primária em Saúde; Desenvolvendo repertório compartilhado para comunidade de prática docente assistencial na Atenção Primária em Saúde. Por fim, levou em consideração que, a negociação de significado sobre a prática foi pautada em diferentes perspectivas sobre o mesmo objeto, chegando ao compromisso mútuo; o objetivo comum, negociado à luz de políticas, de leis, de portarias que reforçam a maneira como o trabalho deva ser executado na Atenção Primária em Saúde, voltou-se à clínica ampliada, estruturado a partir das necessidades do território; os materiais que norteiam as atividades de ensino, como o currículo, os projetos políticos pedagógicos, os termos de estágio foram considerados elementos do repertório compartilhado.

Keywords : ensino superior; educação em enfermagem; atenção primária à saúde; comunidade de prática.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )