SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Comunidade de prática docente-assistencial: análise do compromisso mútuo, objetivo comum e repertório compartilhadoTransfilosofia sentipensante Decolonial Transcomplex Educação Matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SAITO, Heloisa Toshie Irie; SOUZA, Vânia de Fátima Matias de; JORGE, Juliana Macedo Balthazar  e  SOUTO, Debora Luppi. A-do-le-ta: movimento e desenvolvimento de 0 a 3 anos de idade. Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e52989.  Epub 01-Maio-2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.52989.

As discussões sobre a infância têm sido constantes nas pesquisas realizadas nas últimas décadas, já que a educação pueril passou a tomar corpo mediante a sua inserção legal na educação básica, suscitando inquietudes sobre a função da creche para a criança pequena. Sob essa égide, o artigo posto, sustentado na pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, objetiva promover reflexões acerca das contribuições da teoria da Psicologia Histórico-Cultural em relação à importância do movimento para o desenvolvimento das crianças desde o nascimento até os 3 anos de idade. O estudo apresenta a relação social, mediatizada pela linguagem, como condutora do pensamento e da ação motora, sendo fator preponderante para o domínio intencional dos movimentos e para a apropriação dos conhecimentos corporais. Na educação infantil, os documentos oficiais nacionais reconhecem a importância do trabalho com o corpo e indicam que na creche, espaço que possibilita interações sociais mais organizadas, é preciso efetivar práticas pedagógicas que explorem o corpo da criança nas variadas possibilidades. O estudo pôde concluir que o movimento é uma atividade motora que deve ser desenvolvida, devendo ser considerada nas ações realizadas pelo professor, a fim de promover a apropriação da cultura humana.

Palavras-chave : psicologia histórico-cultural; movimento; desenvolvimento; infância.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )