SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44A-do-le-ta: movement and development from 0 to 3 years oldFamily playful practices in the first grade students reading and writing learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

RODRIGUEZ, Milagros Elena. Transfilosofia sentipensante Decolonial Transcomplex Educação Matemática. Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e62606.  Epub May 01, 2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.62606.

Na presente investigação defendemos uma transfilosofia sentipensante na Educação Matemática Descolonial Transcomplexa como um objetivo complexo. Tudo em uma transmetodologia complexa desde o transmétodo, a hermenêutica compreensiva, ecosófica e diatópica e os momentos analíticos, empíricos e proposicionais. Sentir-pensar é uma categoria decolonial muito importante na Educação Matemática que estimula a imbuir além da racionalidade, em direção aos processos emocionais-espirituais, o cérebro aprende melhor quando está excitado e não é inibido por restrições da imaginação; no tetra: corpo-mente-alma-espírito em plena complexidade no ensino de matemática. A categoria transfilosofia sentipensante reconstrói as questões originárias da filosofia às necessidades urgentes da Educação Matemática Descolonial Transcomplexa e sua relevância na crise do planeta Terra, como linha de pesquisa. No momento propositivo, como resultados preliminares no ardor da Educação Matemática Descolonial Transcomplexa e sua transfilosofia senciente diante de novas epistemes, trata-se de transepistemes da matemática e da Educação Matemática, que fazem a cena com uma consciência decolonial como desobediência institucional, indisciplina epistêmica e epistemológico, o questionamento do conhecimento eurocêntrico da matemática que leva a uma emergência, entrelaçamento e incerteza de reconhecimento urgente nos problemas da humanidade. Sua aplicação na Educação Matemática é muito ampla, principalmente em processos de desenvolvimento transcurricular, que transcendem o currículo oculto da Educação Matemática desconstruída e a pesquisa científica transmetodológica da matemática na sala de aula social mente-espírito.

Keywords : transfilosofia; sentipensante; educação matemática decolonial transcomplex; complexidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )