SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44A-do-le-ta: movimento e desenvolvimento de 0 a 3 anos de idadeAs práticas lúdicas em família na aprendizagem da leitura e escrita em alunos do primeiro grau índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

RODRIGUEZ, Milagros Elena. Transfilosofia sentipensante Decolonial Transcomplex Educação Matemática. Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e62606.  Epub 01-Maio-2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.62606.

Na presente investigação defendemos uma transfilosofia sentipensante na Educação Matemática Descolonial Transcomplexa como um objetivo complexo. Tudo em uma transmetodologia complexa desde o transmétodo, a hermenêutica compreensiva, ecosófica e diatópica e os momentos analíticos, empíricos e proposicionais. Sentir-pensar é uma categoria decolonial muito importante na Educação Matemática que estimula a imbuir além da racionalidade, em direção aos processos emocionais-espirituais, o cérebro aprende melhor quando está excitado e não é inibido por restrições da imaginação; no tetra: corpo-mente-alma-espírito em plena complexidade no ensino de matemática. A categoria transfilosofia sentipensante reconstrói as questões originárias da filosofia às necessidades urgentes da Educação Matemática Descolonial Transcomplexa e sua relevância na crise do planeta Terra, como linha de pesquisa. No momento propositivo, como resultados preliminares no ardor da Educação Matemática Descolonial Transcomplexa e sua transfilosofia senciente diante de novas epistemes, trata-se de transepistemes da matemática e da Educação Matemática, que fazem a cena com uma consciência decolonial como desobediência institucional, indisciplina epistêmica e epistemológico, o questionamento do conhecimento eurocêntrico da matemática que leva a uma emergência, entrelaçamento e incerteza de reconhecimento urgente nos problemas da humanidade. Sua aplicação na Educação Matemática é muito ampla, principalmente em processos de desenvolvimento transcurricular, que transcendem o currículo oculto da Educação Matemática desconstruída e a pesquisa científica transmetodológica da matemática na sala de aula social mente-espírito.

Palavras-chave : transfilosofia; sentipensante; educação matemática decolonial transcomplex; complexidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )