SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Transfilosofia sentipensante Decolonial Transcomplex Educação MatemáticaA regulação da gestão escolar via plano de desenvolvimento da escola interativo: banco mundial, gerencialismo e monitoramento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

HERRERA, Diana Denisse Ardila  e  GUAYANA, Tany Giselle Fernández. As práticas lúdicas em família na aprendizagem da leitura e escrita em alunos do primeiro grau. Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e61343.  Epub 01-Maio-2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.61343.

Este artigo apresenta os resultados de um estudo qualitativo na Colombia, de âmbito descritivo correlacional e com delineamento de pesquisa-ação sobre a influência das práticas educativas domiciliares na realização do dever de casa com crianças. O objetivo foi verificar a influência das práticas lúdicas utilizadas pela família para fortalecer os processos de leitura e escrita em alunos do primeiro ano do Instituição Educacional Antonio Nariño, sede La Cooperativa, Meta departamento. As categorias que direcionaram o estudo são Estratégia de orientação à família, Processos de alfabetização, Práticas lúdicas em família, Relação pais-filhos e Estratégias lúdicas. A amostra correspondeu a 12 participantes, incluindo 6 alunos e 6 pais, num total de 12 participantes. Os instrumentos de coleta de informações foram observação participante, entrevista semi-estruturado, materiais e artefatos e grupo focal. O análise da informação foi realizado sob triangulação. Os resultados mostram que os pais tendem a utilizar os mesmos métodos com os quais aprenderam, como o método silábico, o uso da cartilha Nacho e do caderno ferroviário. Portanto, eles precisam de ajuda pedagógica que lhes permitem aplicar em casa estratégias lúdicas que estimulem a aprendizagem dos filhos. Recomenda-se manter a legitimidade da voz das famílias em torno de suas práticas parentais, sem descuidar de seus níveis de formação, fundo, limitações ou qualquer outra característica.

Palavras-chave : leitura; escrita; jogo educativo; estratégias educacionais; relação pais-filhos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )