SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Sobre la ‘formación’ y trabajo pedagógico de los maestros: ‘parece que el viento apaga el tiempo’Educación en Derechos Humanos en el currículo: enseñanza y aprendizaje a través de portafolios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

GUARANY, Ann Letícia Aragão  y  CARDOSO, Lívia de Rezende. Formação de professores, gênero e sexualidade na produção acadêmica brasileira. Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e55263.  Epub 01-Ago-2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.55263.

Neste trabalho, fazemos um levantamento das pesquisas brasileiras que abordam questões de gênero e sexualidade na formação docente. Foram feitas buscas por artigos na plataforma Scielo, que mapeou publicações de 1998 a 2018, e por produções acadêmicas defendidas e postadas no período de 2010 a 2020 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Inspiradas no tipo de pesquisa de Estado da Arte, buscamos apresentar as lacunas, potencialidades e tendências da pesquisa na área, o que pode ajudar a dar visibilidade e força a um campo de estudo tão contestado atualmente. Os resultados apontam para o aumento da produção nas últimas duas décadas, a recente intensificação das pesquisas pós-críticas, o deslocamento dos conceitos de gênero e sexualidade, que passam de categorias vinculadas a aspectos biológicos para construções sociais, e a forte relação entre o contexto das políticas públicas na educação e a produção acadêmica. As pesquisas descrevem aspectos da formação docente que, em geral, desenvolvem apenas ações pontuais e pouco embasadas, reforçando com isso os padrões de gênero e sexualidade. Assim, atestam a necessidade de que essa formação discuta e considere os estudos de gênero e sexualidade para contribuir na superação das práticas de normalização, exclusão, preconceito e desigualdade.

Palabras clave : formação de professores; gênero; sexualidade; produção científica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )