SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Formação de professores, gênero e sexualidade na produção acadêmica brasileiraFormação continuada de professores(as) da Educação Básica e o ensino das relações étnico-raciais: análises e contrapartidas às ausências epistemológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

KLEIN, Ana Maria; OLIVEIRA, Flaviana de Freitas; COSTA, Juliana dos Santos  e  SANTOS, Paula Toledo Lara dos. Educação em Direitos Humanos no currículo: ensinando e aprendendo por meio de portfólios. Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e62272.  Epub 10-Ago-2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.62272.

O artigo apresenta a análise documental de um corpus constituído por 95 portfólios elaborados em uma disciplina de Educação em Direitos Humanos (EDH) ofertada em um programa de pós-graduação stricto sensu. Portfólios foram utilizados como estratégia metodológica para abordar conteúdos relacionados aos Direitos Humanos (DH), numa perspectiva interdisciplinar e transversal, priorizando a percepção destes direitos a partir da realidade. No início da disciplina, durante 5 semanas consecutivas, os estudantes elaboraram portfólios atendendo à proposta de trazerem algum Direito Humano com o qual se depararam por meio do veículo por eles escolhido, por exemplo: notícias, músicas, filmes, imagens, dentre outros. Trata-se de uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de análise documental, cujos objetivos foram: analisar os DH presentes nos portfólios; levantar os veículos utilizados para identificar os DH. A análise do material foi realizada por meio da categorização dos Direitos Humanos e dos veículos. Os resultados demonstram que a maior parte dos portfólios analisados, 65%, referem-se aos direitos civis e políticos. Em 24% dos portfólios estão os direitos econômicos, sociais e culturais (DESC). O terceiro grupo, com 11% de portfólios, destaca direitos difusos e coletivos, que se caracterizam por se destinarem a um grupo, categoria ou conjunto específico de pessoas que tem algum tipo de vínculo, algo em comum. O veículo mais presente dentre os trabalhos analisados foram os que divulgam notícias, com 44% de portfólios; em seguida, os veículos relacionados à arte como imagens, músicas, quadrinhos e poemas com 41% dos portfólios. O uso de portfólios favoreceu a percepção e a discussão dos Direitos Humanos de maneira contextualizada, indicando também os diferentes veículos que podem contribuir para a abordagem destes conteúdos em sala de aula.

Palavras-chave : educação em direitos humanos; portfólios; direitos humanos; ensino.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )