SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Human Rights Education in the curriculum: teaching and learning through portfoliosAn analysis of educational policies of curriculum and teacher training for religious education in Brazil after LDB 1996 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

SOUSA, Mariana Alves de; GALINDO, Monica Abrantes  and  BARBOSA, Maria Valéria. Formação continuada de professores(as) da Educação Básica e o ensino das relações étnico-raciais: análises e contrapartidas às ausências epistemológicas. Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e62313.  Epub Aug 10, 2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.62313.

Este artigo propõe análise e discussão sobre em que medida as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores(as) da Educação Básica contemplam o ensino das relações étnico-raciais. Levando em consideração as contribuições da Sociologia para compreensão dos fenômenos sociais, o presente trabalho tem como objetivo destacar o aporte teórico e político da intelectualidade negra para subsidiar e problematizar a formação de professores(as) no que se refere à abordagem de temáticas étnico-raciais. Com base nos estudos críticos à colonialidade, buscamos identificar as ausências e, sobretudo, as possibilidades para contemplar esses referenciais teóricos na formulação curricular da formação docente a partir da análise das referidas diretrizes. Pretendemos evidenciar a importância de a formação docente estar alinhada à emergência das novas epistemes que vêm se constituindo diante da necessidade de compreender as relações sociais a partir da interação entre os sujeitos e a diversidade que os constituem. A partir da metodologia de pesquisa bibliográfica, recorremos a referenciais teóricos que versam sobre o aumento da produção teórica e metodológica de intelectuais negros(as) no contexto acadêmico, ante a ampliação do acesso destes(as) ao ensino superior, como resultado das ações dos movimentos sociais negros. Com isso, visamos demonstrar como esse processo pode contribuir para que a construção dos currículos destinados à formação docente contemple as diversidades (especialmente étnico-racial) em seus aspectos teóricos, visando a construção de uma educação efetivamente cidadã. Mediante as reflexões propostas, ressaltamos que o acesso à educação de qualidade, a garantia do direito ao acesso à história e cultura produzida por um grupo étnico-racial que contribuiu significativamente para a construção sociocultural e política do país, são elementos fundamentais para a construção de uma educação emancipadora com vistas à redução das desigualdades sócio-raciais.

Keywords : movimento negro; diversidade; diretrizes curriculares.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )