SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Un análisis de las políticas educativas de currículo y formación docente para la educación religiosa en Brasil después de la LDB 1996 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

TOTTI, Marcelo Augusto. Técnicas de ensino e resistência cultural: contribuição às práticas do ensino de sociologia. Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e62306.  Epub 10-Ago-2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.62306.

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da pesquisa realizada em uma escola da periferia de Marília. Partindo do pressuposto de que o processo cultural deve ser observado dentro de uma visão micro e macrossociológica, tendo como base as análises de Paul Willis, o qual destaca que os processos culturais podem ser absorvidos e reelaborados de uma forma dialética, remodelando e criando um processo de resistência cultural a partir das escolhas feitas pela própria classe operária em questão, que o autor denominou de uma contracultura escolar. A partir dessa referência, observamos a necessidade do conhecimento da realidade escolar para aproximar os conhecimentos científicos ao horizonte cultural dos estudantes através de uma transposição didática. Assim, a partir de uma sequência pedagógica que tinha por premissa conhecer a realidade dos estudantes foi possível adaptar os conhecimentos sociológicos à realidade desses estudantes, através de técnicas de ensino e produção de material didático possibilitando uma maior aquisição dos conteúdos da disciplina de sociologia por parte dos estudantes, constituindo novas formas de ensino-aprendizagem e construindo uma formação de professores na área de sociologia mais sólida.

Palabras clave : contracultura escolar; ensino de sociologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )