SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Jung's notion of individuation and educationThe Manifest of the Pioneers of the new Education (1932): consolidation of interests author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

SOFFNER, Renato Kraide  and  MIALHE, Jorge Luís. Imigrantes norte-americanos de Santa Bárbara d’Oeste e Americana e o processo de transmissão de saberes análogo à educação técnica não formal (1865 - 1915). Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e55068.  Epub Oct 01, 2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.55068.

Este trabalho analisa o papel educativo dos norte-americanos sulistas emigrados dos Estados Unidos para o Brasil logo após sua derrota na Guerra de Secessão. A revisão de fontes históricas primárias e secundárias puderam confirmar o papel dos imigrantes no oferecimento de educação não formal agrícola às comunidades da região de Americana e Santa Bárbara d’Oeste - SP, no período histórico de 1865 a 1915. Dois personagens foram estudados em busca de fatos comprovatórios da hipótese aqui apresentada, qual seja, a de que o processo de transmissão de saberes, análálogo ao da educação não formal, provido pelos norte-americanos e seus descendentes imediatos teria provocado efeitos educativos e econômicos para as comunidades afetadas.

Keywords : estado de São Paulo; emigração confederada; processo educativo; educação técnica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )