SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45A noção de individuação em Jung e a educaçãoManifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932): consolidação de interesses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SOFFNER, Renato Kraide  e  MIALHE, Jorge Luís. Imigrantes norte-americanos de Santa Bárbara d’Oeste e Americana e o processo de transmissão de saberes análogo à educação técnica não formal (1865 - 1915). Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e55068.  Epub 01-Out-2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.55068.

Este trabalho analisa o papel educativo dos norte-americanos sulistas emigrados dos Estados Unidos para o Brasil logo após sua derrota na Guerra de Secessão. A revisão de fontes históricas primárias e secundárias puderam confirmar o papel dos imigrantes no oferecimento de educação não formal agrícola às comunidades da região de Americana e Santa Bárbara d’Oeste - SP, no período histórico de 1865 a 1915. Dois personagens foram estudados em busca de fatos comprovatórios da hipótese aqui apresentada, qual seja, a de que o processo de transmissão de saberes, análálogo ao da educação não formal, provido pelos norte-americanos e seus descendentes imediatos teria provocado efeitos educativos e econômicos para as comunidades afetadas.

Palavras-chave : estado de São Paulo; emigração confederada; processo educativo; educação técnica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )