SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Theoretical supports and reflections on ethics in educational research in Brazil: brief analysis and mapping of doctorate's thesesHistorical-critical pedagogy and integral education: reflections on emancipatory human training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

ARAUJO, Adéle Cristina Braga  and  RABELO, Josefa Jackline. A função social da arte e os desdobramentos na formação estética do ser social. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e58397.  Epub Jan 02, 2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.58397.

O presente artigo tem como objetivo situar a função social da arte no entorno da formação estética do ser social. Trata-se de uma pesquisa teórico-bibliográfica, na compreensão do legado estético lukacsiano. Destaca-se como fonte principal para o desenvolvimento do estudo a obra sistematizada por Georg Lukács: Estética: la peculiaridade de lo estético. O complexo da arte proporciona, nem que seja por um pequeno instante, uma elevação que ocasiona um encontro do indivíduo com o gênero humano. A discussão pauta-se sobre o processo formativo da arte. Apresenta-se como categoria principal de análise a catarse, com base na compreensão de que é na vida cotidiana que se extraem as sensações de captação dos seres sociais no mundo. É no desenvolvimento dos sentidos humanos que os seres sociais se fazem estéticos e se engrandecem enquanto gênero humano. Com efeito, de modo sucinto, as potencialidades de criar e fruir arte sob a lógica da sociabilidade capitalista são entendidas como dispersas, uma vez que o estado de exploração recusa a elevação de todos à riqueza espiritual e material da sociedade. Considera-se, ademais, a necessidade de conjeturar outra forma social que possibilite, ao conjunto da humanidade, condições humano-objetivas capazes de proporcionar momentos catárticos genuínos ao conjunto da humanidade.

Keywords : catarse; educação estética; gênero humano.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )