SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Among Sebos and Bookstores: the cartography of a printed culture circuit and Curitiba’s Intellectual and Cultural HistoryTeachers’ interlocutions and organization of pedagogical work in the context of collective work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo; BRITO, Renato de Oliveira; ARAUJO, Mylena Soares de  and  NEVES, Nasson Paulo Sales. Aprendizagem na cibercultura em aulas da pós-graduação utilizando ‘whatsaula’. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e52911.  Epub Oct 01, 2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.52911.

Este artigo aborda o uso de dispositivos móveis no processo de aprendizagem. Mostra, a partir de uma atividade formativa, que o aplicativo de comunicação virtual whatsapp pode ser utilizado como potencializador nas aulas da pós-graduação, permitindo a troca de informações entre eles, envio de texto, vídeo, áudio e imagens, algo polivalente para o acesso do envolvimento dos pós-graduandos com o conhecimento formal, e entre eles e o docente (facilitador), de maneira dinâmica e inovadora, adotando esse recurso como estratégia de ensino em aulas extraclasse. Discute a interatividade numa proposta de sala de aula invertida ‘whatsaula’ (Alves, Porto, & Oliveira, 2019), compreendendo o debate de dois vídeos em vários momentos interativos numa disciplina da pós-graduação stricto sensu. Analisa as contribuições do whatsappcomo aplicativo de suporte para processos de aprendizagem e da ‘whatsaula’ como proposta pedagógica viável em contextos extraclasse.

Keywords : whatsapp; whatsaula; sala de aula interativa; práticas pedagógicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )