SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Entre librerías convencionales y de segunda mano: cartografía de un circuito de la cultura impresa y de la Historia Intelectual y Cultural de CuritibaInterlocuciones de profesores y organización del trabajo pedagógico en el contexto del trabajo colectivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo; BRITO, Renato de Oliveira; ARAUJO, Mylena Soares de  y  NEVES, Nasson Paulo Sales. Aprendizagem na cibercultura em aulas da pós-graduação utilizando ‘whatsaula’. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e52911.  Epub 01-Oct-2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.52911.

Este artigo aborda o uso de dispositivos móveis no processo de aprendizagem. Mostra, a partir de uma atividade formativa, que o aplicativo de comunicação virtual whatsapp pode ser utilizado como potencializador nas aulas da pós-graduação, permitindo a troca de informações entre eles, envio de texto, vídeo, áudio e imagens, algo polivalente para o acesso do envolvimento dos pós-graduandos com o conhecimento formal, e entre eles e o docente (facilitador), de maneira dinâmica e inovadora, adotando esse recurso como estratégia de ensino em aulas extraclasse. Discute a interatividade numa proposta de sala de aula invertida ‘whatsaula’ (Alves, Porto, & Oliveira, 2019), compreendendo o debate de dois vídeos em vários momentos interativos numa disciplina da pós-graduação stricto sensu. Analisa as contribuições do whatsappcomo aplicativo de suporte para processos de aprendizagem e da ‘whatsaula’ como proposta pedagógica viável em contextos extraclasse.

Palabras clave : whatsapp; whatsaula; sala de aula interativa; práticas pedagógicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )