SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Entre sebos e livrarias: cartografia de um circuito da cultura impressa e da História Intelectual e Cultural de CuritibaInterlocuções de professores e organização do trabalho pedagógico no contexto do trabalho coletivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo; BRITO, Renato de Oliveira; ARAUJO, Mylena Soares de  e  NEVES, Nasson Paulo Sales. Aprendizagem na cibercultura em aulas da pós-graduação utilizando ‘whatsaula’. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e52911.  Epub 01-Out-2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.52911.

Este artigo aborda o uso de dispositivos móveis no processo de aprendizagem. Mostra, a partir de uma atividade formativa, que o aplicativo de comunicação virtual whatsapp pode ser utilizado como potencializador nas aulas da pós-graduação, permitindo a troca de informações entre eles, envio de texto, vídeo, áudio e imagens, algo polivalente para o acesso do envolvimento dos pós-graduandos com o conhecimento formal, e entre eles e o docente (facilitador), de maneira dinâmica e inovadora, adotando esse recurso como estratégia de ensino em aulas extraclasse. Discute a interatividade numa proposta de sala de aula invertida ‘whatsaula’ (Alves, Porto, & Oliveira, 2019), compreendendo o debate de dois vídeos em vários momentos interativos numa disciplina da pós-graduação stricto sensu. Analisa as contribuições do whatsappcomo aplicativo de suporte para processos de aprendizagem e da ‘whatsaula’ como proposta pedagógica viável em contextos extraclasse.

Palavras-chave : whatsapp; whatsaula; sala de aula interativa; práticas pedagógicas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )