SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Interlocuções de professores e organização do trabalho pedagógico no contexto do trabalho coletivoInteligência e moralidade nas altas habilidades/superdotação: perspectivas piagetianas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

LUCCA, Tatiana Andrade Fernandes de; OSTI, Andréia  e  PARENTE, Cláudia da Mota Darós. Jogos de alfabetização do Pnaic PNAIC: contribuições e limitações nas perspectivas das professoras. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e54788.  Epub 01-Out-2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.54788.

Este artigo analisa como professoras alfabetizadoras que participaram da formação do PNAIC, em 2013, compreendem a contribuição dos jogos do programa para a alfabetização, discutindo a relação que há entre a inserção dos recursos em sala de aula e a formação docente direcionada para essa temática. Considerando a relevância do ensino sistemático dos conteúdos linguísticos e as pesquisas sobre as especificidades da formação docente, a discussão buscou relacionar de que modo a formação específica do PNAIC pode fomentar a compreensão da relevância do uso dos jogos na alfabetização. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema, utilizando-se, inclusive, os materiais de formação do PNAIC e uma análise dos jogos. Também foram entrevistadas dez professoras que participaram do PNAIC, de modo a investigar como ocorreu a discussão dos jogos na formação e como elas avaliam esse material. Infere-se que é necessário o investimento nas formações sobre os jogos e suas possibilidades e limitações no contexto educacional. As participantes compreendem os jogos como recursos contributivos para a alfabetização, mas apontam falhas na discussão do tema na formação. Reitera-se que os processos formativos precisam ser espaços de discussão e de reflexão das ações docente.

Palavras-chave : formação docente; material didático; prática de ensino.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )