SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Intelligence and morality in gifted/high ability: piagetian perspectivesGuiding-executing dimension of teaching activity: an experience with the continuing education of professionals in Early Childhood Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

MOURAO, Arminda Rachel Botelho; COSTA, Elinaldo Ferreira da; NOGUEIRA, Silvia Cristina Conde  and  MENDES, Ione Maria Caetano. A valorização dos profissionais da educação: processo contraditório. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e55324.  Epub Jan 02, 2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.55324.

O artigo tem por objetivo questionar se a valorização dos trabalhadores em educação, é uma realidade ou apenas um discurso ideológico. Ao analisar a visão da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação sobre os processos de valorização estabelece a crítica, salientando que ocorreram avanços ao conquistarem as normas legais, mas ocorreu um processo de ilusão de classe quando assevera que as normativas seriam cumpridas. Estabelece discussão teórica para subsidiar a luta em defesa da valorização dos profissionais da educação. A abordagem é crítico-dialética, já que intenciona desvelar os conflitos de interesses que se estabelecem nos movimentos sociais e discute processos de transformação da realidade social, ancorados na categoria trabalho fundante do ser social analisamos a partir do método a totalidade, práxis, contradição e mediação nos permitindo apreender a realidade que se apresenta como um todo estruturado. Afirmamos que de certa forma, as modificações que ocorrem na sociedade ampliaram o locus da luta e diferenciaram os sujeitos, dando maior visibilidade às diferenças e traçar táticas conjuntas requer a compreensão de que, neste momento, as diferenças ideológicas têm que ser superadas.

Keywords : trabalhadores da educação; luta; movimentos sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )