SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Inteligencia y moralidade em altas capacidades/superdotación: perspectivas piagetianasDimensión orientadora-ejecutora de la actividad docente: una experiencia con la formación permanente de profesionales de Educación Infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

MOURAO, Arminda Rachel Botelho; COSTA, Elinaldo Ferreira da; NOGUEIRA, Silvia Cristina Conde  y  MENDES, Ione Maria Caetano. A valorização dos profissionais da educação: processo contraditório. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e55324.  Epub 02-Ene-2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.55324.

O artigo tem por objetivo questionar se a valorização dos trabalhadores em educação, é uma realidade ou apenas um discurso ideológico. Ao analisar a visão da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação sobre os processos de valorização estabelece a crítica, salientando que ocorreram avanços ao conquistarem as normas legais, mas ocorreu um processo de ilusão de classe quando assevera que as normativas seriam cumpridas. Estabelece discussão teórica para subsidiar a luta em defesa da valorização dos profissionais da educação. A abordagem é crítico-dialética, já que intenciona desvelar os conflitos de interesses que se estabelecem nos movimentos sociais e discute processos de transformação da realidade social, ancorados na categoria trabalho fundante do ser social analisamos a partir do método a totalidade, práxis, contradição e mediação nos permitindo apreender a realidade que se apresenta como um todo estruturado. Afirmamos que de certa forma, as modificações que ocorrem na sociedade ampliaram o locus da luta e diferenciaram os sujeitos, dando maior visibilidade às diferenças e traçar táticas conjuntas requer a compreensão de que, neste momento, as diferenças ideológicas têm que ser superadas.

Palabras clave : trabalhadores da educação; luta; movimentos sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )