SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45The valorization of education professionals: contradictory processPedagogical coordination: perceptions of school coordinators in a democratic management perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

LAZARETTI, Lucineia Maria; SCHMITT, Silvana Lazzarotto  and  SOUZA, Cleonice Rodrigues de. Dimensão orientadora-executora da atividade docente: uma experiência com a formação continuada de profissionais da Educação Infantil. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e55512.  Epub Oct 01, 2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.55512.

O presente artigo tem por objetivo retratar e compreender a formação dos profissionais da educação infantil da rede pública municipal de educação em Cascavel - PR, seu percurso e os desafios da continuidade desse. Para isso, fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural, especialmente, na categoria de Atividade e apresenta elementos reflexivos sobre a formação continuada de profissionais da educação infantil, inserindo-os em ‘atividade de ensino’. O texto socializa a trajetória formativa preconizada na direção de ‘formar formando’, a partir da experiência desencadeada na rede pública municipal de ensino de Cascavel-PR. Além de elencar alguns desafios no âmbito formativo dos profissionais dessa etapa da educação básica, os quais refletem, em certa medida, os problemas educacionais gerais, este artigo discorre sobre algumas possibilidades de ação na direção de qualificar o trabalho pedagógico a ser desenvolvido na educação infantil, cuja proposta foi a organização da formação com base em quatro esferas, mobilizando diferentes frentes de formação (professoras-formadores; equipe-SEMED, coordenadores e coordenadoras de escolas e CMEIs e profissionais da educação infantil), na intenção de criar coletivamente condições para uma formação contínua e permanente, mirando a concepção histórico-cultural de educação como humanização dos sujeitos envolvidos. Assim, no percurso de formação continuada, é fundamental formar e criar condições para que as ações e as operações, por meio do processo de planejamento e de organização do ensino como significado social na atividade docente, adquiram sentido pessoal e convertam-se como fonte de ‘autodesenvolvimento’ do professor, garantindo o caráter consciente na unidade entre os princípios de orientação e de execução.

Keywords : formação continuada de profissionais; educação infantil; atividade de ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )