SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Guiding-executing dimension of teaching activity: an experience with the continuing education of professionals in Early Childhood EducationFedathi sequence: a methodological proposal for fundamental and high school in Guinea-Bissau author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

SILVA, Soane Santos; PIRES, Ennia Débora Passos Braga  and  GOMES, Marília do Amparo Alves. Coordenação pedagógica: percepções dos coordenadores escolares na perspectiva da gestão democrática. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e55295.  Epub Oct 01, 2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.55295.

Resultante de uma pesquisa de mestrado, este trabalho tem como objetivo analisar as percepções dos coordenadores escolares sobre o trabalho de coordenação pedagógica na perspectiva da gestão democrática, bem como os desafios na execução do trabalho coletivo. A pesquisa desenvolveu-se na Rede Municipal de Educação - Ensino Fundamental, em Itapetinga-BA, tendo como sujeitos da investigação sete coordenadores pedagógicos escolares, quatro gestores das escolas onde atuam os coordenadores pedagógicos e dois coordenadores técnicos. Como método de análise, o estudo pauta-se na dialética, na perspectiva do materialismo histórico. Apropriamo-nos da pesquisa bibliográfica para o aprofundamento teórico do objeto de estudo e, como instrumentos para coleta de dados, utilizamo-nos da análise documental e da entrevista semiestruturada. Os resultados da pesquisa revelam, entre outros aspectos, importantes pontos de reflexão: as condições do coordenador para ‘articular’ as atividades pedagógicas dentro de espaços que não se constituem democráticos; a formação não pode recair apenas sobre o coordenador pedagógico, mas exige uma atuação do Estado; as dificuldades encontradas pelo coordenador quando não há condições de trabalho e de desempenho das suas atribuições asseguradas pelo Estado.

Keywords : coordenador pedagógico; gestão educacional; participação; trabalho coletivo.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )