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Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SILVA, Soane Santos; PIRES, Ennia Débora Passos Braga  e  GOMES, Marília do Amparo Alves. Coordenação pedagógica: percepções dos coordenadores escolares na perspectiva da gestão democrática. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e55295.  Epub 01-Out-2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.55295.

Resultante de uma pesquisa de mestrado, este trabalho tem como objetivo analisar as percepções dos coordenadores escolares sobre o trabalho de coordenação pedagógica na perspectiva da gestão democrática, bem como os desafios na execução do trabalho coletivo. A pesquisa desenvolveu-se na Rede Municipal de Educação - Ensino Fundamental, em Itapetinga-BA, tendo como sujeitos da investigação sete coordenadores pedagógicos escolares, quatro gestores das escolas onde atuam os coordenadores pedagógicos e dois coordenadores técnicos. Como método de análise, o estudo pauta-se na dialética, na perspectiva do materialismo histórico. Apropriamo-nos da pesquisa bibliográfica para o aprofundamento teórico do objeto de estudo e, como instrumentos para coleta de dados, utilizamo-nos da análise documental e da entrevista semiestruturada. Os resultados da pesquisa revelam, entre outros aspectos, importantes pontos de reflexão: as condições do coordenador para ‘articular’ as atividades pedagógicas dentro de espaços que não se constituem democráticos; a formação não pode recair apenas sobre o coordenador pedagógico, mas exige uma atuação do Estado; as dificuldades encontradas pelo coordenador quando não há condições de trabalho e de desempenho das suas atribuições asseguradas pelo Estado.

Palavras-chave : coordenador pedagógico; gestão educacional; participação; trabalho coletivo.

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