SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Secuencia Fedathi: una propuesta metodológica para la escuela fundamental y secundaria en Guinea-BissauInformes de estudiantes sobre literacidad académica: un análisis alineado con la perspectiva de los Nuevos Estudios de Literacidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

FERNANDES, Naiara de Souza  y  FARIA, Lenilda Rego Albuquerque de. O trabalho do coordenador pedagógico do ensino fundamental I a partir da perspectiva crítica de educação. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e55531.  Epub 02-Ene-2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.55531.

Este artigo tem como objetivo analisar o trabalho do coordenador pedagógico a partir da perspectiva crítica de educação, identificando as possíveis contribuições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que tenham por base as finalidades educativas clássicas da escola. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir da perspectiva do materialismo histórico-dialético. Os instrumentos utilizados para realização da coleta de dados são entrevistas e observação. Os sujeitos da pesquisa são seis coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino de Cruzeiro do Sul - Acre. Desse modo, para compreender melhor a temática foi fundamental buscar embasamento teórico na literatura de: Libâneo, Oliveira e Toschi (2003); Marx (2004); e Saviani (2005), dentre outros autores, que contribuíram para o desenvolvimento desse diálogo. As análises realizadas indicaram que o trabalho do coordenador pedagógico tem como desafio principal orientar e direcionar o professor para o desempenho de práticas pedagógicas que tenham por base as finalidades educativas clássicas da escola, garantindo assim o desenvolvimento integral dos seus alunos, por meio do pensamento crítico e reflexivo, que lhes possibilite contribuir com a transformação de sua realidade e romper com a desigualdade social a qual muitos estão submetidos.

Palabras clave : trabalho; escola; finalidades clássicas; emancipação; materialismo histórico-dialético.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )