SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45O trabalho do coordenador pedagógico do ensino fundamental I a partir da perspectiva crítica de educaçãoA constituição do ser professora: novos desafios diante de um cenário de pandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

TORRES, Maria Emília Almeida da Cruz  e  ARAUJO, Carolina de Cássia. Relatos discentes sobre o letramento acadêmico: uma análise alinhada à perspectiva dos Novos Estudos do Letramento. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e55966.  Epub 02-Jan-2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.55966.

Este trabalho se insere na área de Educação, com foco em letramento acadêmico e se alinha aos pressupostos epistemológicos sancionados pelos Novos Estudos do Letramento, que o concebem como fenômeno que se dá nas práticas sociais da escrita, influenciadas pelas crenças, valores e cultura do indivíduo ou grupos sociais em que se inserem. O objetivo maior deste artigo foi analisar, da perspectiva discursiva de Gee (1998, 2004, 2005, 2015), um dos precursores dos Novos Estudos do Letramento, a relação que discentes do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, de uma universidade federal do sul de Minas Gerais entretecem com a escrita. A intenção maior foi a de se conhecer alguns dos motivos que levam muitos docentes desse curso a afirmar que os graduandos dessa instituição, de modo geral, ‘escrevem muito mal’. Os dados foram coletados nas declarações de dois discentes, em que se analisou essa relação a partir dos Discursos ali refletidos. Um dos instrumentos metodológicos utilizados para a geração dos dados foi a entrevista semiestruturada (Gil, 2008), em que se solicitou aos graduandos que rememorassem suas histórias de leitura desde a infância até as histórias atuais, pois propiciariam ao pesquisador compreender melhor a relação que estabelecem com as práticas de escrita valorizadas no contexto acadêmico. Seria deveras importante também, se observar se a universidade procura orientá-los a produzir os textos que ali circulam. Os dados revelam que os alunos têm dificuldades em executar as atividades escriturais demandadas pela academia e que esta, por sua vez, não tem um olhar atento no sentido de expor esses alunos aos textos aí valorizados, o que pode ser interpretado como sendo falta de um plano geral de promoção de letramento em todas as áreas de conhecimento de seu alunado.

Palavras-chave : letramento acadêmico; histórias de leitura; discursos sociais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )