SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Relatos discentes sobre o letramento acadêmico: uma análise alinhada à perspectiva dos Novos Estudos do LetramentoOrientação pedagógica e educacional nos Ginásios Vocacionais: interfaces entre pedagogia e psicologia (1961-1970) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SOUZA, Ana Paula Gestoso de  e  REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. A constituição do ser professora: novos desafios diante de um cenário de pandemia. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e56231.  Epub 02-Jan-2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.56231.

Analisa-se a constituição do ser professor no contexto de pandemia da Covid-19, buscando: i. caracterizar os elementos presentes no processo de ressignificação da identidade profissional docente no contexto de pandemia; ii. identificar os desafios vividos na atuação profissional como docente no ensino remoto. Trata-se de um estudo descritivo-analítico, de caráter exploratório, relacionado a uma pesquisa-intervenção mais ampla, que tem como marcador temporal o ano de 2020. Este artigo enfoca a vivência de oito professoras experientes no ensino remoto que atuavam como mentoras na referida pesquisa-intervenção. Analisaram-se narrativas escritas registradas em diário reflexivos, relatórios de atividades e comunicação pelo WhatsApp. Como fonte complementar, foram considerados depoimentos das professoras experientes registrados em reuniões síncronas online. A partir disso, foi possível identificar/compreender: i. tons de angústia e desamparo diante dos efeitos profissionais ocasionados pela pandemia, ii. sentido de esvaziamento da própria identidade profissional e iii. desafios na projeção da docência no ensino remoto. Observou-se que, diante do novo cenário ocasionado pela pandemia, as professoras/mentoras passaram por processos similares aos das iniciantes que acompanhavam na mentoria, vivenciando tensões como: receio e incertezas diante do futuro (incluindo o retorno das atividades escolares presenciais), ansiedade, angústia, sentimento de incapacidade, dúvidas na reorganização das atividades escolares (de forma remota), dificuldades no diálogo com os familiares, preocupação com as crianças e seus familiares, ausência de informações e diálogo nas escolas e redes de ensino, revolta diante das ações governamentais, entre outras. Contudo, também foi observado que novos significados foram atribuídos ao processo de se constituir um professor. Verificou-se o desequilíbrio da constituição da identidade profissional como um dos primeiros efeitos da pandemia. Entretanto, tal desequilíbrio deu lugar ao empoderamento da própria identidade docente, ocasionando também ampliação do repertório de conhecimentos profissionais.

Palavras-chave : formação de professores; identidade profissional; professores de educação básica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )