SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45The constitution of being a teacher: new challenges in face of a pandemic scenarioDigital transformations of the process of professionalization of socionomics specialists on the basis of innovative pedagogical technologies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

CHIOZZINI, Daniel Ferraz; MANNINI, Bartira  and  COMPADRE, Natália Cardoso. Orientação pedagógica e educacional nos Ginásios Vocacionais: interfaces entre pedagogia e psicologia (1961-1970). Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e57965.  Epub Jan 02, 2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.57965.

O artigo consiste em parte de uma investigação acerca das interfaces entre Pedagogia e Psicologia nos Ginásios Vocacionais, escolas públicas de ensino secundário existentes entre 1961 e 1970 no estado de São Paulo. Foram analisadas e cotejadas com a bibliografia de referência fontes primárias que registraram trabalho de Orientação Pedagógica (OP) e Orientação Educacional (OE), possibilitando identificar essas áreas do currículo como espaço privilegiado da relação entre Pedagogia e Psicologia, sobretudo devido às temáticas abordadas e aos indícios de autores que embasaram a prática pedagógica. Nesse sentido, foram selecionados e analisados dois temas que ganharam relevo no trabalho escolar: composição de equipes de trabalho em grupo e educação sexual. Foi também constatado, no entanto, uma dificuldade em determinar a especificidade de cada uma das duas áreas e algumas mudanças emblemáticas no texto das fontes primárias utilizadas, possivelmente devido às mudanças políticas externas e internas às escolas ocorridas a partir de 1967.

Keywords : psicologia; pedagogia; orientação pedagógica; orientação educacional; ginásios vocacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )