SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45A constituição do ser professora: novos desafios diante de um cenário de pandemiaTransformações digitais do processo de profissionalização de especialistas em socionomia com base em tecnologias pedagógicas inovadoras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

CHIOZZINI, Daniel Ferraz; MANNINI, Bartira  e  COMPADRE, Natália Cardoso. Orientação pedagógica e educacional nos Ginásios Vocacionais: interfaces entre pedagogia e psicologia (1961-1970). Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e57965.  Epub 02-Jan-2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.57965.

O artigo consiste em parte de uma investigação acerca das interfaces entre Pedagogia e Psicologia nos Ginásios Vocacionais, escolas públicas de ensino secundário existentes entre 1961 e 1970 no estado de São Paulo. Foram analisadas e cotejadas com a bibliografia de referência fontes primárias que registraram trabalho de Orientação Pedagógica (OP) e Orientação Educacional (OE), possibilitando identificar essas áreas do currículo como espaço privilegiado da relação entre Pedagogia e Psicologia, sobretudo devido às temáticas abordadas e aos indícios de autores que embasaram a prática pedagógica. Nesse sentido, foram selecionados e analisados dois temas que ganharam relevo no trabalho escolar: composição de equipes de trabalho em grupo e educação sexual. Foi também constatado, no entanto, uma dificuldade em determinar a especificidade de cada uma das duas áreas e algumas mudanças emblemáticas no texto das fontes primárias utilizadas, possivelmente devido às mudanças políticas externas e internas às escolas ocorridas a partir de 1967.

Palavras-chave : psicologia; pedagogia; orientação pedagógica; orientação educacional; ginásios vocacionais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )