SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Pedagogical and educational guidance in the Ginásios Vocacionais: interfaces between pedagogy and psychology (1961-1970)Training networks: mainstay for learning and intertwined reflections author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

KRAVTSOVA, Nataliia et al. Transformações digitais do processo de profissionalização de especialistas em socionomia com base em tecnologias pedagógicas inovadoras. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e65215.  Epub Jan 02, 2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.62515.

O objetivo do estudo é identificar caminhos e condições para a formação efetiva de especialistas em competências profissionais no campo da socionomia a partir de tecnologias pedagógicas inovadoras. A relevância do estudo se deve às necessidades da prática no constante desenvolvimento profissional e pessoal dos especialistas na esfera socionômica, atendendo às demandas da sociedade. O problema da implementação é relevante para o desenvolvimento moderno da educação profissional de tecnologias pedagógicas inovadoras ao proporcionar uma abordagem personalizada na organização do processo educativo de formação das esferas socionômicas. Estabeleceu que a educação está se tornando cada vez mais inovadora: os mais recentes serviços de serviços educacionais estão sendo criados, há uma transformação digital ativa do ambiente educacional. O modelo de formação profissional dos alunos para atividades práticas na esfera socionômica é visto como um sistema holístico que inclui um objetivo estratégico - a formação de um pensamento inovador na futura esfera socionômica especializada que possa efetivamente exercer a atividade profissional de acordo com as exigências da padrões internacionais. Os seguintes componentes de competências profissionais de especialistas socionômicos têm distinguido: motivacional, valor-semântico, cognitivo-profissional, efetivo-profissional, autopsicológico, regulador. Propõe-se centrar-se no desenvolvimento de competências de interação socioprofissional do futuro especialista na área da socionomia.

Keywords : pedagógicas inovadoras; profissionalização; especialistas da esfera socionômica; competências; ambiente educacional; digitalização.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )