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Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

STRIEDER, Roque  e  TEDESCO, Anderson Luiz. Redes formativas: esteio para aprendizagens e reflexões enredadas. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e52730.  Epub 01-Ago-2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.52730.

Esta reflexão tem por objetivo compreender a existência de implicações epistemológicas, na simbiose humano/tecnociência, que colocam em xeque a razão e as hierarquias de poder, com acenos para a existência de nichos vitais recheados de profunda interdependência desde o início do processo evolutivo. Trata-se de um estudo, de natureza qualitativa, do tipo bibliográfico, cujo principal resultado significa afirmar que a evolução humana emerge em um útero sumamente complexo, que compartilha natureza, tecnologias e linguagens. É inimaginável dimensionar a complexidade das interações, tanto colaborativas quanto conflitivas, dos ingredientes dessas coevoluções interativas - humano e tecnociências. Tem-se, pois, presente na atualidade contemporânea, uma profunda transformação na dinâmica do aprender, possibilitado pelas redes digitais. Conclui-se que as redes formativas são um efetivo exercício de resistência e de profanação dos mecanismos instrucionais originários de convicções político-pragmáticas que desconhecem ou fingem desconhecer a potencialidade das redes, como redes colaborativas, redes de interdependência e presenças interativas. Redes formativas podem possibilitar outras posições e outras conexões diante da tecnoburocratização do Estado, sedento por diagnósticos quantitativos e produtivistas, realizados por planos e metas obscuras que, gradativamente, ameaçam esvaziar as utopias e as esperanças de futuros abertos e possíveis.

Palavras-chave : educação; redes formativas; simbiose humano/tecnociência; reflexões.

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