SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Training networks: mainstay for learning and intertwined reflectionsContinuing education and teaching pedagogical practice: resignification of literacy practices? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

BORTOLINI, Rosane  and  FERREIRA, Jacques Lima. Avanços e desafios da gestão da escola pública no Paraná: um estado da arte. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e58034.  Epub Aug 01, 2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.58034.

Este artigo apresenta uma investigação de abordagem qualitativa do tipo Estado da Arte sobre a Gestão Escolar da Escola Pública no Paraná, no período de 2009 a 2019, a partir do mapeamento e da análise de pesquisas acadêmicas, teses e dissertações. Ser gestor de uma instituição de ensino do serviço público é uma responsabilidade de larga escala. Essa figura do contexto escolar é responsável legal pela escola, tem fundamental importância no desempenho da equipe de trabalho além de recair sobre ela a responsabilidade pela permanência e sucesso da aprendizagem dos alunos. O problema que desencadeou o estudo foi: O que apontam as pesquisas acadêmicas (teses e dissertações) sobre os avanços e os desafios enfrentados pelos gestores de escolas públicas do Paraná? Da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações foram coletados os dados para realizar a investigação que teve o objetivo de mapear e analisar, nas pesquisas acadêmicas devidamente registradas, os avanços e os desafios enfrentados pela gestão escolar pública paranaense. Enquanto objeto de estudo foram identificadas 105 pesquisas, 29 teses e 76 dissertações. Dessas, 26 abordaram a temática desta investigação, compondo o corpus da pesquisa. A análise dos dados ocorreu sob a ótica da técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2016). Sobressaíram-se nas pesquisas as categorias democratização da educação, formação docente e escolha de gestores como principais avanços. A implementação da gestão democrática, a formação dos professores e a burocratização escolar como principais desafios apontados pelos pesquisadores.

Keywords : escola pública; gestão escolar; Paraná.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )