SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Advancements and Challenges in Public School Management in Paraná: A State of the ArtPromotion of knowledge in biology in high school through the use of different pedagogical tools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

GOULART, Ilsa do Carmo Vieira; RAMOS, Iduméa de Souza Fernandes  and  CABRAL, Giovanna Rodrigues. Formação continuada e o fazer pedagógico docente: ressignificação das práticas alfabetizadoras?. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e58717.  Epub Aug 01, 2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.58717.

Este artigo objetiva refletir sobre a formação continuada para alfabetizadores, apontando as aproximações e os distanciamentos entre as orientações no âmbito do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e o fazer pedagógico. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, a partir de entrevistas com alfabetizadoras participantes da formação no âmbito do programa. Apoiou-se nos estudos de Tardif, Nóvoa, Schön, Zeichner e buscou-se para o tratamento dos dados apoio na Teoria Fundamentada nos Dados. Identificou-se pontos de convergência, compondo três dimensões de análise: percurso de formação, concepção de alfabetização e letramento e práticas de ensino. Os resultados indicam que o percurso de formação das alfabetizadoras se mostra atravessado por múltiplos saberes advindos da formação, da experiência que repercute no fazer pedagógico.

Keywords : formação docente; saberes docentes; professor alfabetizador; fazer pedagógico.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )