SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Formação continuada e o fazer pedagógico docente: ressignificação das práticas alfabetizadoras?Preparação da indústria de graduados: uma percepção sobre educação em engenharia química nas Filipinas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

OLIVEIRA, Maria Alice Felipe; ANDRADE, Layla Cely Rodrigues; ARAUJO, Camila Maria Mendes  e  ARAUJO, Valdevane Rocha. Promoção dos saberes em biologia no ensino médio através do uso de diferentes ferramentas pedagógicas. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e59379.  Epub 01-Ago-2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.59379.

Apesar do perfil dos alunos ter mudado e da grande diversidade de ferramentas didáticas disponíveis, os métodos de ensino permanecem os mesmos. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de diversas ferramentas didáticas na transmissão dos saberes de biologia. As ferramentas didáticas utilizadas foram: (1) Aulas práticas no laboratório de biologia, (2) Teatro mudo, e (3) Jogo de perguntas ou Quiz. Todas as ferramentas foram aplicadas após as aulas expositivas, sendo avaliadas através de questionários para atribuição de notas segundo a escala de Likert de 1 (discordo totalmente) a 5 (concordo totalmente). Os resultados revelaram que todas as metodologias foram consideradas muito importantes para a aprendizagem dos participantes. Com isso, pode-se perceber que ferramentas didáticas simples e financeiramente acessíveis, e algumas vezes já disponíveis na escola, são adequadas para auxiliar o processo de ensino/aprendizagem de conteúdos abstratos, como é o caso dos conteúdos de biologia.

Palavras-chave : inovação; ensino; metodologias ativas; biologia celular.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )