SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Promotion of knowledge in biology in high school through the use of different pedagogical toolsThe most common parenting styles in Kosovo: perceptions of secondary school students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

CALICA, Edsel; GABOY, Regidor  and  MUKMININ, Amirul. Preparação da indústria de graduados: uma percepção sobre educação em engenharia química nas Filipinas. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e62518.  Epub Aug 01, 2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.62518.

Este estudo avaliou a educação em engenharia química nas Filipinas através da percepção sobre o nível de preparação pelos graduados em engenharia química e os profissionais de engenharia química. Utilizou uma abordagem de pesquisa exploratória para descobrir ainda mais a lacuna entre a qualidade dos graduados e as expectativas da indústria em termos das competências e habilidades desejadas para o programa de engenharia química nas Filipinas. Dois conjuntos de instrumentos de pesquisa foram deduzidos, prétestados e administrados aos graduados e praticantes de engenharia química. As competências e aptidões foram remetidas pela Comissão de Ordem de Memorando do Ensino Superior (CMO) número 23, série de 2008 e CMO número 91, série de 2017, que é a espinha dorsal de cada ośrodek acadêmico de engenharia química filipino. Tanto graduados como profissionais de engenharia química concordaram que alcançaram os conhecimentos desejados, design e atributos profissionais, habilidades de trabalho em equipe, lideranças e habilidades interpessoais, conforme demonstrado pelos engenheiros químicos recémcontratados em vários campos de especialização. Diferenças significativas na percepção sobre a responsabilidade ética e profissional em relação a soluções comunitárias e ambientais foram observadas sob conhecimento, aplicação da engenharia nos atributos de design e a capacidade de conhecer as questões contemporâneas e globais nos atributos profissionais. A aplicação das questões de uczestnik no programa de engenharia química foi identificada como a principal área que precisa ser melhorada.

Keywords : engenharia química; programa de engenharia; atributos de aprendizagem; preparação; percepção.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )