SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Industry preparedness of graduates: a perception on chemical engineering education in the PhilippinesMedical specialty in México: ‘here character is forged’ author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

DEVOLLI, Ardita; KRYEZIU, Veli  and  BUJUPI, Dafina. Os estilos parentais mais comuns no Kosovo: percepções de alunos do ensino secundário. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e63804.  Epub Aug 01, 2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.63804.

Este estudo foi conduzido para analisar os estilos parentais mais comuns de Kosovo com base nas percepções dos alunos do ensino médio. Existem quatro estilos de parentalidade: 1) Pais autoritativos, 2) Pais autoritários, 3) Pais permissivos e tolerantes, 4) Pais não envolvidos (negligentes). O estudo foi concluído com alunos do ensino médio em dois ginásios em Klina e Gjakova. Dos 1.334 participantes que participaram do estudo, 848 eram do sexo feminino e 486 do sexo masculino. Um método quantitativo foi usado para a análise. O instrumento utilizado para a pesquisa é a Escala de Estilo Parental (Gafor & Kurukkan, 2014). Cada declaração foi conduzida com um teste t de amostra pareada e um teste t de amostra independente para ver as diferenças entre pais e mães. De 38 declarações, os alunos do ensino médio apresentaram valores estatisticamente significativos de que as mães são autoritárias em 14 declarações e permissivas em 12 delas. Ao mesmo tempo, os pais não são autoritários, mas são tolerantes em apenas uma declaração. De acordo com as percepções femininas, as mães são mais autoritárias e permissivas do que os pais, enquanto com base nas percepções masculinas de acordo com o estilo autoritativo, mães e pais são igualmente autoritativos. De acordo com o estilo permissivo, os pais são mais tolerantes que as mães. No Kosovo, as mães estão muito mais envolvidas na criação dos filhos do que os pais.

Keywords : autoritário; declarações; estilo parental; estudantes; permissivo; percepções dos alunos.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )