SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Medical specialty in México: ‘here character is forged’Using WhatsApp as a medium of postgraduate instruction in a private university in Nigeria: fall-outs of the Covid-19 Pandemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

RABENATOLOTRA, Alexandre  and  MOSHLYAK, Gabriel Alekseevna. Technological innovations of educational. Innovations of smart university type. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e64756.  Epub Aug 01, 2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.64756.

A tecnologia é uma das direções importantes no desenvolvimento da sociedade do futuro, pois afeta o sistema de ensino superior como um todo, e está inserida no conceito de ‘S.M.A.R.T’, que se baseia em organizações educacionais do tipo Smart University. O objetivo do estudo apresentado no artigo foi analisar o uso das inovações tecnológicas em diversas áreas de atuação das organizações educacionais do tipo Universidade Inteligente, seu impacto no setor educacional como um todo. Neste artigo, o conceito de ‘Universidade Inteligente’ é analisado sob vários pontos de vista científicos. Além disso, é apresentada uma classificação das inovações tecnológicas utilizadas nas principais áreas de atuação das universidades em termos de análise de tecnologias de informação e comunicação e equipamentos/materiais tecnológicos. Foi realizada uma análise comparativa da utilização dos meios tecnológicos em termos de troca de informações, comunicação e apetrechamento dos sistemas de segurança das organizações educativas estudadas. Diferenças na inovação tecnológica usada pelas principais universidades do mundo: Escola Politécnica de Lausanne (EPFL) na Suíça, Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) nos EUA, Universidade de Aalborg (AAU) na Dinamarca, Universidade da Cidade de Hong Kong (CityU) na China , Central Queensland University (CQU) na Austrália e a Hamdan Bin Mohammed Smart University (HBMSU) nos Emirados Árabes Unidos. Dependendo da quantidade de recursos e capacidades de cada uma das universidades, bem como considerando a legislação dos países, das universidades estudadas que tentam introduzir o conceito de “Smart University” em suas atividades não conseguem utilizá-lo plenamente. Os materiais deste artigo podem ser usados para um estudo mais aprofundado do conceito de Smart University relacionado à introdução de inovações tecnológicas em organizações educacionais do mundo. Sua implementação atende às necessidades de alunos e funcionários em um mundo em rápida mudança. É claro que tal conceito é um dos fatores que afetam a saída gradual do contingente das principais universidades do mundo no mercado educacional global, por isso é importante a constante atualização dos serviços educacionais com as novas tecnologias.

Keywords : análise comparativa; mercado educacional global; Escola Politécnica; universidade inteligente; escoamento gradual; tecnologia da comunicação de informação (TIC); gestão inteligente.

        · abstract in Portuguese | Spanish     · text in English     · English ( pdf )