SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Technological innovations of educational. Innovations of smart university typeCartography for researching curricula and childhoods in dissidences: an experimental exercise of invention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

DUNMADE, Aderinola Ololade; ADEYINKA, Tella; ARAMIDE, Femi Kunle  and  ADEWOJO, Akinade Adebowale. Usando o WhatsApp como meio de instrução de pós-graduação em uma universidade particular na Nigéria: consequências da pandemia de Covid-19. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e65848.  Epub Aug 01, 2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.65848.

A pandemia de Covid-19 resultou em um bloqueio global e na cessação de todas as atividades acadêmicas no local. O ensino superior na Nigéria não estava isento, pois era necessária uma mudança de paradigma para que os funcionários da universidade explorassem métodos de ensino não convencionais para evitar que os alunos perdessem tempo e os mantivessem intelectualmente engajados. Durante a pandemia, nossa pesquisa examina como uma instituição privada em Ede, Osun State, Nigéria, utilizou a plataforma de rede social WhatsApp para seminários de alunos de doutorado. O estudo obteve dados de dez estudantes de doutorado do Departamento de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Adeleke University por meio de entrevistas online. Foram destacadas as dificuldades enfrentadas pelos alunos e os benefícios da utilização das TIC. Devido à constante insegurança e má rede rodoviária na Nigéria, bem como ao risco de viagens de longa distância, especialmente para estudantes de pós-graduação que nem sempre residem no campus, recomendamos o uso continuado de plataformas de E-learning em Instituições de Ensino Superior como uma solução para reduzir os custos de transporte.

Keywords : Covid-19; ciberética; Instituições de Ensino Superior (IES); aprendizagem online; instrução de pós-graduação; whatsapp.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )